A companhia ETCetera Teatro irá subir ao palco com Os Maias – Episódios da Vida Romântica, com sessões às 10h30 e 14h30.

Esta companhia preocupa-se com o público e com o futuro do teatro. Neste sentido, desenvolveu teatro a pensar nos alunos, trabalhando obras que são lecionadas no plano curricular da disciplina de Português. Permitir que o teatro funcione como veículo de educação e satisfação das necessidades escolares dos alunos, tornando-o numa ferramenta útil no seu dia-a-dia.

Esta história – Os Maias – intemporal caracteriza a sociedade lisboeta do fim do séc. XIX: a política, as corridas de cavalos, as tardes passadas no Grémio Literário, os passeios em Sintra, os aspirantes a chique, etc. Esta crítica à sociedade é feita através da narrativa da vida de Carlos da Maia, homem abastado e culto. Como a maioria das pessoas da época, acaba por viver uma vida dupla, tendo sido amante de várias senhoras da alta sociedade. Ao seu lado tem o seu melhor amigo, João da Ega, a projeção literária de Eça de Queirós. É uma personagem contraditória: romântico e sentimental, mas também progressista e crítico. O avô Afonso da Maia, assiste a tudo, observando e tentando, sem efeito, incutir a sua posição conservadora.

Passamos também por Dâmaso Salcede, que representa tudo o que a sociedade tinha de pior. Mesquinho e convencido, tem uma única preocupação na vida: ser “chique a valer”.

Os Condes de Gouvarinho, espelhos da falsidade da sociedade, representam a incompetência do poder político. Eça de Queirós descreve esta sociedade de costumes e acaba a história com o romance entre Carlos da Maia e Maria Eduarda, dois jovens que ao longo da trama descobrem algo que mudará as suas vidas para sempre. Um final trágico, mas óbvio e que somente Eça poderia dar nesta obra.