Actualmente, quem vê gratuitamente os 4 canais de televisão (5 nos arquipélagos), recebe essas emissões através de uma antena que capta um sinal analógico. Esse sinal analógico vai ser substituído muito brevemente por um sinal digital, pela Televisão Digital Terrestre, ou só TDT.

Está previsto que o switch-off (desligamento) dos emissores e retransmissores ocorra em três fases, sendo que para a nossa região (Porto) o desligamento ocorrerá a 12 de Janeiro de 2012. Ou seja, para continuar a ver esses 4 canais generalistas (RTP 1, RTP2, SIC e TVI) vai ter que mudar para a TDT. A mudança para a TDT é assim obrigatória. Se não tem Televisão paga e não mudar para a TDT vai deixar de ver esses canais.

Para informar a população sobre este assunto, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) irá promover uma sessão de esclarecimento na Junta de Freguesia de Balasar dirigida, essencialmente, à população da freguesia. Esta terá lugar, amanhã, 7 de Dezembro, às 21h00, e será dirigida por Fátima Resende, em representação da Direcção Geral do Consumidor.

Para a comunidade escolar, nomeadamente público dos Cursos EFA, Centro Novas Oportunidades e Associação de Pais da Escola E.B. 2/3 de Beiriz, o CIAC irá realizar uma acção informativa também a TDT, no dia 12 de Dezembro, segunda-feira, às 18h45, na Escola.

Caso tenha alguma questão, contacte o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), no edifício da Câmara Municipal. Aqui, ser-lhe-ão explicadas todas as suas dúvidas.