Sob o tema “Biodiversidade”, as crianças entraram em vários jogos e ateliês didácticos preparados pelo Corpo Nacional de Escutas – Núcleo Cego do Maio, parceiro da Câmara Municipal na organização desta iniciativa. Alunos do 3º e 4º ano das escolas Aldeia Nova, em Aver-o-Mar, Século, Nova, Sininhos, Desterro, Paçô, em Terroso, Cadilhe, em Amorim, Machuqueiras, em Laundos, Praça e Rates, ambas em Rates, conviveram, durante três dias, numa verdadeira comunidade, almoçando, jantando, dormindo e brincando juntos. Uma oportunidade para estreitar laços de amizade com os colegas e fazer novos amigos. Este, aliás, é um dos objectivos principais para a realização deste Acampamento, como referiu Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Educação. “Estas crianças, quando o fim-de-semana termina, estão diferentes, cresceram. Aprenderam a viver nesta ‘aldeia’, onde têm que se respeitar e trabalhar em conjunto. As brincadeiras e os jogos são sempre didácticos, apelando à fraternidade e à igualdade”, informa o autarca.

Esta foi a 17ª edição do Acampamento Juvenil, realizado no final de cada ano lectivo. Com a colaboração da Escola Prática de Serviços e, como já foi referido, do Corpo Nacional de Escutas, o Pelouro da Educação da Câmara Municipal reúne, anualmente, centenas de crianças de todo o concelho. Na sexta-feira e no sábado, durante todo o dia, os alunos brincam e divertem-se. Na noite de sábado, é altura de receber os pais para um espectáculo protagonizado por todas as crianças participantes no Acampamento. No domingo, é a hora do adeus. Para muitos, é um momento emocionante, pois em Setembro rumarão a outra escola.