Para execução desta via será necessário proceder ao corte de tráfego, tendo como alternativa a utilização da EN 13, entre o cruzamento da estação rádio naval, e o cruzamento da Rua José André.

Com um valor de adjudicação de 2.381.896,32 € e um prazo de execução de cerca de um ano, esta empreitada irá estabelecer a ligação final e direta entre o município de Vila do Conde, a sul, e a EN13, junto à estação rádio naval, constituindo-se como uma verdadeira variante ao centro urbano da Póvoa e de Aver-o-Mar.

Ao descongestionar a EN13 irá melhorar as condições de fluidez do tráfego, potenciando um atravessamento rodoviário mais rápido, contribuindo igualmente para a melhoria das condições de vida, salubridade e qualidade do ar no centro da cidade. Trata-se um processo que o município encetou há vários anos, e que verá agora o seu desfecho.

A nova via será constituída por uma faixa de rodagem em ambos os sentidos, será dotada de iluminação pública e dará continuidade à ciclovia existente, a implantar pelo seu lado nascente.

Ambientalmente este troço trará vantagens acrescidas ao local uma vez que parte da implantação da via será em tabuleiro sobrelevado o que permitirá a subsistência da flora e fauna ao nível inferior, numa conciliação sustentável entre o desenvolvimento urbano e o ambiente.