O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente neste momento de convívio e começou por transmitir que “este ano é particularmente feliz para as Tricanas Poveiras uma vez que o vosso Presidente foi objeto de uma homenagem de reconhecimento pelo Município pelo seu trabalho e dedicação à causa da Póvoa de Varzim, do desporto popular e da cultura popular”.

Neste sentido, afirmou que “essa homenagem é também extensível a todos aqueles que ajudam o António Pereira a fazer este trabalho ao longo de mais de 50 anos de vida dedicada aos outros”.

O Presidente afirmou tratar-se de um “momento especial”, destacando a presença de “muitos jovens que começam a dar o seu contributo às Tricanas Poveiras”. Isto é algo que o edil considera de extrema importância pois é sinal de as Tricanas terão futuro, assegurando que a associação perdure por muitos anos.

E aos mais jovens, deixou-lhes ainda uma palavra de motivação: “não desistam. É um dever cívico de todos participar na vida associativa da nossa terra. Continuem juntos com as Tricanas a façam parte desta família pois são fundamentais para a continuidade deste projeto”.

Aires Pereira referiu que “a associação ocupa um espaço cedido pelo Município no interior do Porto de Pesca, um espaço de desafio uma vez que toda aquela área vai ser transformada com a nova Marina”.

Neste sentido, considera que esta intervenção “irá lançar novos desafios e será uma oportunidade para o futuro. Irá obrigar que toda esta frente tenha uma outra visibilidade, animação e vida para que possamos receber as pessoas e façamos com que aqueles que venham se sintam logo confortados com o que a Póvoa tem para lhes oferecer, nomeadamente aquilo que temos de mais genuíno, as nossas tradições e as nossas gentes, aquilo que faz de nós um povo diferente”.

A direção da coletividade aproveitou a ocasião para marcar o arranque de um vasto programa comemorativo, intitulado “Um Ano de Atividades”, que culminará em julho do próximo ano, com as celebrações das boas de prata da associação.

António Pereira está há 24 anos à frente desta associação que procura preservar os usos, costumes e tradições poveiras: “Começamos com um grupo que fez parte da rusga de 1962 e tivemos a ousadia de fundar esta associação em 1993. Desde então, temos desenvolvido diversas atividades de âmbito cultural, recreativo, etnográfico e desportivo. Com cerca de 180 associados e mais de 200 pessoas envolvidas nas várias atividades, esta coletividade demonstra uma grande vitalidade”.

Este jantar serviu para a entrega de lembranças e troféus a membros, patrocinadores, atletas e treinadores das Tricanas Poveiras. Foram ainda distinguidos o Presidente da Câmara, os Padrinhos das Tricanas Poveiras – José Macedo Vieira e Fernanda Pinto –, o Presidente da associação, António Pereira, e a União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, na pessoa de António Ramalho.