Esta iniciativa traduz-se como uma ação de sensibilização ambiental que frisa a importância das sarjetas de passeio e sumidouros como dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem e que são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana.

Neste contexto, a ABAE lançou às escolas o desafio “O Mar Começa Aqui”, cuja principal finalidade traduz-se em educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa. Aderiram a este projeto três escolas do nosso município, designadamente, o Colégio de Amorim, a EB2/3 Cego do Maio e a EB2/3 Dr. Flávio Gonçalves.

Para lá do foco na sensibilização ambiental, a iniciativa visa estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica, assim como na implementação de estratégias de cooperação escolas-autarquia dirigidas à promoção da sustentabilidade e da preservação ambiental e da biodiversidade dos mares.

Para a realização desta atividade, os alunos foram desafiados a realizar uma proposta de imagem a ser pintada numa sarjeta localizada no espaço exterior, através de um concurso interno realizado em cada escola envolvida, tendo sido posteriormente escolhida a imagem vencedora, pintada pelos próprios alunos.

Esta atividade teve uma adesão surpreendente por parte dos discentes que se mostraram sensíveis à temática e confiantes no impacto significativo que esta atividade proporcionou.

A pintura das sarjetas foi realizada nos dias 17 e 20 de maio e contou com o apoio e articulação da Polícia Municipal e da Divisão de Serviços Ambientais do nosso Município.