Foi apresentado, no Auditório Municipal, o 90º projeto "Um Dia Pela Vida" - UDPV, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, que se vai assinalar a 13 de julho. A cerimónia contou dois momentos musicais por alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
A cerimónia de lançamento do projeto contou com uma palestra com o tema “A Investigação no Caminho do Código Europeu Contra o Cancro” por Rui Medeiros, Diretor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, a apresentação do “Um Dia Pela Vida” pela Coordenadora Regional Norte do UDPV, Maria da Conceição Clavel e pelos responsáveis locais do UDPV Póvoa de Varzim, Virgílio Tavares e Nelson Ferreira que apresentaram a Comissão Local composta por 20 elementos. Estiveram também presentes Fernando Ribas, Secretário-Geral do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social.
Andrea Silva reconheceu que todos temos obrigação de contribuir para esta causa e que este é “um momento especial, de gratidão, solidariedade e de esperança”. No seu discurso, fez ainda questão de expressar um “profundo agradecimento a cada um que dedicou o seu tempo, energia e recursos para fazerem desta jornada um sucesso”.
A Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim transmitiu que “é através deste nosso compromisso coletivo que podemos verdadeiramente fazer a diferença”. Terminou agradecendo à Liga Portuguesa Contra o Cancro pelo incansável trabalho que realiza e por ser “um farol de apoio e orientação para todos aqueles que são afetados por esta doença” e reiterando o compromisso de continuar a “nossa missão de combater o cancro e apoiar aqueles que mais precisam. Que o espírito de solidariedade nos acompanhe em todos os dias do ano lembrando-nos de juntos somos mais fortes. Vamos continuar a lutar com esperança no coração e determinação na mente”, anunciou.
O projeto “Um Dia Pela Vida” – UDPV é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do programa internacional da American Cancer Society, o “Relay For Life”, que conta com a participação de 30 países. Os principais objetivos do UDPV são: informar e educar as comunidades locais para a sensibilização e prevenção do cancro e angariar fundos para os programas de prevenção, rastreio e outras atividades desenvolvidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.