Andrea Silva, Luís Diamantino e Afonso Oliveira foram os representantes do município neste gesto simbólico demonstrando que as crianças carenciadas são sempre lembradas e é muito reconfortante fazê-las sorrir. E o objectivo foi superado porque era contagiante a euforia das crianças à medida que desembrulhavam as prendas no Instituto Maria da Paz Varzim. Um momento que transmitiu o verdadeiro sentido do Natal – a solidariedade e a alegria de quem fica verdadeiramente grato com um simples gesto.

No Instituto Madre Matilde, crianças do jardim-de-infância e adolescentes do lar receberam, de modo entusiasta, os representantes autárquicos. Os mais pequeninos cantaram “Pinheirinho” enquanto as jovens meninas dançaram ao som do famoso tema “Aleluia”. A Madre Superiora Maria José Vieira referiu que “fizemos questão de estarmos todos presentes” porque “as ofertas passam mas a presença fica” e, dirigindo-se aos vereadores acrescentou “a vossa presença é um privilégio e sentir a vossa amizade é fundamental para o crescimento das crianças”. A Madre fez questão de lembrar que “não é só o valor monetário que interessa”, no entanto, foi com enorme satisfação que recebeu a notícia de que o instituto continuaria a receber o subsídio atribuído pela Câmara Municipal, proveniente das verbas de jogo. Agradecendo a dedicação e lembrança do município, a responsável transmitiu a mensagem de paz, harmonia, luz, segurança e alegria do instituto.

Luís Diamantino transmitiu o desejo da autarquia em “manter estes laços”, sendo que “Um Gesto de Natal” é um acto que a Câmara Municipal faz visitando duas Instituições de Solidariedade Social do concelho. O Vereador afirmou que reconhece o “trabalho silencioso” desenvolvido por este instituto com o apoio de muita gente. “Todos queremos aquilo que não temos e temos que dar mais valor ao que temos para sermos felizes.” exprimiu Luís Diamantino confessando às adolescentes que “somos muito felizes por termos assistido à vossa actuação”.

E para complementar estas palavras, os Vereadores procederam à distribuição dos presentes que uma vez mais contou com o apoio logístico dos Serviços Sociais da autarquia.