O programa foi apresentado esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, na presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e do Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, pelo coordenador deste projeto, Mário Ferraz, que organiza o encontro voluntariamente há já 26 anos.

O Vice-Presidente transmitiu que perante a ameaça de flagelo nuclear que atualmente vivemos no mundo, só é possível construir a paz com palavras como tolerância, diálogo e compreensão, tal como este evento tem feito ao longo de 26 anos e continua a semear palavras pela construção da paz.

Luís Diamantino advertiu que “apesar de sabermos que o mundo está em guerra, é preciso que cada um faça a sua parte. É importante que as pessoas se unam e entendam que o contributo de cada um é muito importante para o trabalho coletivo de travar as guerras que assolam o mundo”.

Assim, no dia 11 de dezembro, às 10h00, haverá uma inauguração da exposição “Unidos pelo Mundo”, composta por trabalhos de alunos do nosso concelho. O evento, que terá lugar no Museu Municipal, contará com a animação de Francisco Cruz – “Quim Zé, o menino da Paz”, assim como com a atuação da Orquestra de Sopros da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

O auge do Encontro pela Paz será no dia 15 de dezembro, no Pavilhão Municipal, “um momento de explosão de alegria”, que contará com a participação de 9 academias de dança do concelho. Haverá ainda um momento musical por João Fonseca e Eva Moreira, alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Todos são convidados a levar uma flor branca para a Cerimónia pela Paz, que vai também contar com uma largada de pombos, no exterior do Pavilhão Municipal.

O Dia Mundial da Paz será assinalado simbolicamente, no Cais da Paz, junto ao edifício do ISN / Salva Vidas, no dia 1 de janeiro, às 16h00. O Encontro pela Paz termina a 11 de janeiro, às 21h30, com o encerramento da exposição no Museu Municipal – onde, até esta data, pode deixar a sua mensagem na Árvore da Paz. Este momento cultural terá a participação do Coro Infantojuvenil da Paróquia de Beiriz, de Francisco Cruz e da Dance Box.