Este projeto conta com dois parceiros, a Paróquia de S. José de Ribamar e o Centro Social Bonitos de Amorim.

Este protocolo pretende criar melhores condições de acessibilidade e garantir maior autonomia a pessoas com mobilidade reduzida através de formações e ações de sensibilização bem como promoção do conhecimento sobre acessibilidades, direitos e deveres, contando com o envolvimento de formadores e especialistas no acompanhamento de processos de inclusão. O desenvolvimento de iniciativas na comunidade escolar, educando as crianças para a inclusão, é um dos objetivos do projeto “Unidos Vencemos Barreiras”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, explicou que “o município tem efetuado, desde há alguns anos, melhorias nas barreiras arquitetónicas que dificultavam muito a mobilidade na nossa cidade. Com a construção do Pavilhão Municipal começaram a ser realizados na Póvoa de Varzim várias competições de Boccia. Os atletas, sempre que cá vinham, faziam questão de nos deixar um caderno de encargos com os obstáculos que encontravam na cidade. Apesar de ser plana, a Póvoa de Varzim tem barreiras que são impercetíveis a quem não tem qualquer tipo de dificuldade de locomoção, como passeios com dez centímetros, por exemplo. Mas, este é um processo que nunca está terminado”. E, neste sentido, o autarca solicitou que as três entidades envolvidas no projeto “Unidos Vencemos Barreiras” alertassem a Câmara Municipal para as obstruções que a cidade ainda acarreta.   

Na antiga Garagem Linhares, onde estarão localizados todos os serviços da Câmara Municipal já a partir de junho de 2017, Aires Pereira afirmou que gostaria de poder contar com um funcionário que conseguisse comunicar com pessoas com dificuldades de audição, nomeadamente através de língua gestual.

Veja a fotogaleria