Aires Pereira transmitiu que “este projeto do Rotary Club da Póvoa de Varzim que começou de uma forma muito temerária, com poucos alunos, hoje é uma realidade com mais de 170 pessoas.

É, para além de tudo, um projeto social, de encontro de pessoas, de partilha de experiências, um projeto que prolonga a longevidade e a atividade das pessoas. Este, em conjunto com o Desporto Sénior, são dois projetos que contribuem muito para a saúde da nossa 3ª e 4ª idade.

A semana passada foi publicado um estudo americano, em que uma das grandes causas das dificuldades do Sistema Nacional de Saúde tem a ver com a pouca qualidade de vida que têm os idosos. Portanto, esta é uma forma de prevenir que tal aconteça”.

O autarca constatou ainda que a Universidade Sénior conta com “excelentes profissionais que colocam ao serviço da comunidade o que foi a sua experiência de vida”.

Portanto, “é um projeto acarinhado. É a primeira vez que a Câmara participa na abertura solene da Universidade”.

O Presidente transmitiu ainda que “temos que pensar em aumentar este projeto”. E, à necessidade de alugar mais algumas salas no edifício onde funciona a Universidade Sénior, na Avenida Mousinho de Albuquerque, mostrou-se inteiramente disponível para colaborar: “a Câmara pode perfeitamente suportar esse esforço financeiro, até porque também estamos, implicitamente a ajudar outra instituição, a Paróquia de São José”.

A este propósito, referiu que “há um conjunto muito grande de sinergias colocadas ao serviço dos munícipes. As instalações só existem para servir as pessoas. Tudo o que contribua para o bem-estar e o equilíbrio dos nossos munícipes, a Câmara tem que estar sempre na primeira linha”.

Aires Pereira considera que a Universidade Sénior também contribui para a dinâmica desta zona da cidade: “temos aqui também o maior Centro de Formação do Instituto de Emprego e Formação da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Mais de 200 pessoas todos os dias aqui vêm. Hoje, o que se assiste é aquela vida que a Avenida já tinha tido quando aqui estava o ESEIG. Isto é que faz com que a cidade se movimente, com que o comércio se transforme e a cidade tenha vida. É isso que nós pretendemos”.

O Presidente da Câmara aproveitou ainda para deixar um desafio à Universidade Sénior: para os seus alunos refletirem e proporem ideias para os dois grandes projetos que o Município tem em mãos para os próximos anos, a requalificação de A Poveira e da Garagem Linhares. O autarca pretende que estes projetos, “os mais abrangentes de todos”, tenham o contributo dos munícipes, pois representam “o futuro da nossa terra”.

Esta cerimónia teve como convidado Ricardo Pocinho, Doutor em Psicogerontologia, que referiu que a universidade Sénior da Póvoa de Varzim é um sucesso e tem efeitos positivos no bem-estar dos frequentadores.

O convidado analisou recentemente, por razões académicas, a vantagem da ocupação do tempo das pessoas mais velhas e a conclusão foi evidente. Por isso mesmo, pelo benefício que representam para a sociedade, o docente defende que o Estado devia fomentar o aparecimento de mais universidades seniores.

Veja as imagens desta Sessão.