O evento contou com a atribuição de emblemas de ouro e prata aos sócios com 50 e 25 anos de associados, respetivamente, diplomas de reconhecimento a colaboradores da formação do Varzim, e ainda o Troféu Lobos do Mar a Fernando Gonçalves (administrador CCR), a Adriano Teles e a Rui Carvalho.

E antes de se cantarem os parabéns, houve um momento de discursos que começou o Presidente da Assembleia Geral, João Mariz, e o Presidente da Direção, Pedro Faria e terminou com o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Houve ainda lugar para as intervenções de Telmo Viana, representante da Liga Portugal, Elísio Carneiro, da Federação Portuguesa de Futebol, e Lourenço Pinto, da Associação de Futebol do Porto. Reinaldo Teles, representante do Futebol Clube do Porto, entregou uma lembrança ao Varzim.

Aires Pereira transmitiu que “este é um momento particularmente importante pela situação estável que o clube atravessa e, com esta oportunidade que temos, havemos de conseguir construir um clube para os próximos 100 anos. Tal só se consegue com o empenhamento de todos aqueles que gostam do Varzim e acreditam no clube, como «um amor para toda a vida, um amor sem divisão» ”.

Neste sentido, assumiu que “enquanto Presidente de Câmara tenho uma responsabilidade muito grande para convosco. Também tenho a responsabilidade de ajudar a criar as condições para que seja possível continuarmos a sonhar e dar corpo à decisão de voltar a remodelar o nosso estádio e fazer um estádio moderno e adaptado à nossa competição naquele sítio”. A este propósito, esclareceu que “montamos um modelo económico que permite, efetivamente, realizar esse sonho”.

O autarca deixou a promessa de “com empenho, determinação e inteligência, conseguir fazer aquilo que é o desejo da cidade com responsabilidade mútua e com sentido de cumprimento do dever”.

Aires Pereira anunciou que “esta semana, iremos dar início ao processo negocial com vista à aquisição dos terrenos do Parque da Cidade onde iremos construir a Academia e as infraestruturas para a formação de todos. Naturalmente que quem mais utiliza as nossas instalações é o Varzim Sport Club mas aquilo que for construído com o dinheiro de todos terá que ser posto ao serviço de todos”.

Sobre o processo eleitoral que se aproxima para a escolha de uma nova direção do Varzim, o autarca advertiu que “devemos ter muito cuidado. O Varzim começa a ser apetecível mas não resiste a mais aventuras. Por isso, façamos as nossas decisões e as nossas opções mas pensemos sempre no interesse do clube”.

O Presidente terminou referindo que “esta circunstância é para ser vivida com carinho e amor e com o objetivo de deixarmos às próximas gerações um clube mais saudável mais resistente e no sítio que todos desejamos, na primeira divisão nacional”.

João Mariz transmitiu que “o último ano foi coroado de boas notícias, um ano em que se deu uma viragem histórica no clube que muito nos apraz registar. O Varzim obteve uma importantíssima vitória no processo estádio que permitiu, entre outras coisas, estabilizar o património imobiliário do Varzim”.

O Presidente da Assembleia Geral constatou que “neste momento, os órgãos sociais do Varzim, incluindo a Assembleia-Geral e os seus sócios, estão em completa sintonia: o nosso estádio vai ficar no local onde se encontra e não mais vai sair dali, pelo menos, durante as próximas décadas”.

João Mariz terminou lembrando que este é um ano de eleições e, a este propósito, fez um apelo aos sócios: “participem no processo eleitoral, nas candidaturas, na apresentação de listas, empenhem-se e, finalmente, compareçam para votar”.

Pedro Faria referiu que “o Varzim está a ficar preparado para festejar mais um século”, garantindo que “no próximo ano, iremos entrar com mais força, determinação e vontade”.

Para o Presidente da Direção, “a 1ª Liga está bem mais perto do que muita gente julga. Vai dar muito trabalho mas estamos aqui para trabalhar e contamos com o apoio de todos para darmos a volta ao clube que merece estar entre os melhores”.