Póvoa de Varzim, 26.02.2008 - Depois da reabertura ao público, na semana passada, do jacuzzi das Piscinas Municipais, o vereador Afonso Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Varzim Lazer, em conversa com a comunicação social, procurou esclarecer o que levou ao encerramento deste equipamento e evitar algum alarmismo que possa ter-se gerado em torno do assunto.
Como explicou Afonso Oliveira, “seguimos escrupulosamente os procedimentos sugeridos pela Delegação de Saúde da Póvoa de Varzim, que é a autoridade concelhia de saúde”. De acordo com o vereador, na sequência do resultado de análises realizadas pela Delegação, “procedeu-se ao encerramento do jacuzzi para limpeza e desinfecção, mas não foi feito qualquer anúncio público porque, de acordo com o resultado das análises, o tipo de bactéria encontrada na água não era transmissível, não constituindo, portanto, um perigo para a saúde pública”. Em declarações à reportagem da Sic, que esteve na Póvoa para acompanhar este assunto, a Delegada de Saúde confirmou que o tipo de bactéria encontrada foi a legionella pneumophila tipo 2 14 não transmissível ao Homem. Durante a reportagem, Alice João afirma mesmo que”não havia qualquer perigo para a saúde pública, por essa razão a Delegação de Saúde não fez qualquer comunicação à população.”
A Varzim Lazer, que gere as Piscinas Municipais, é uma empresa certificada, que cumpre os procedimentos necessários a garantir a qualidade dos serviços que presta e dos espaços, que são frequentados por mais de três mil pessoas por mês. O jacuzzi, está em funcionamento desde a semana passada e, de acordo com Afonso Oliveira, “ a nossa preocupação é esclarecer as pessoas e podemos garantir que não está nem nunca esteve em causa a saúde pública e que os utentes podem continuar a usar com a maior confiança as Piscinas Municipais.”