Às 11h00, na Capela da Praça, realizou-se a bênção dos Ramos, seguindo-se celebração eucarística na Igreja. Às 16h00, saiu da Igreja Românica em direção à Praça dos Forais a procissão dos Senhor dos Passos. Junto à Capela da Praça, realizou-se o Sermão do Encontro, momento marcado pela reflexão da vida e morte de Jesus Cristo.

A procissão prosseguiu pelas ruas centrais da vila, regressando no final à Igreja Românica.

Marcaram presença nestas cerimónias, para além do Pároco da Vila de Rates, P.dre Manuel Sá Ribeiro, D. Nuno Manuel Santos Almeida, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, e o todo executivo da Junta de Freguesia de Rates.

Organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos de S. Pedro de Rates, esta é a festa religiosa que consolida a tradição, cumprindo as celebrações religiosas da Páscoa, que todos os anos atrai centenas de visitantes à Vila.