A iniciativa, organizada pela Rede Social da Póvoa de Varzim, aconteceu nos dias 12 e 19 de abril, na Biblioteca Municipal, e contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva.

Carla Branco, Presidente da ADDIM – do Centro de Atendimento à Vitima e Ana Sofia Pereira, Assistente Social, foram as formadoras das sessões de sensibilização realizadas em parceria com a ADDIM – Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres.

Os temas abordados foram a Violência Doméstica, Maus-tratos a Crianças e Jovens, Violência no Namoro e Violência nos Idosos. Ao longo das sessões foram apresentados vídeos sobre a problemática, testemunhos e casos práticos.

O tema escolhido para o IV Encontro em Rede foi a Violência Doméstica que, constituindo uma infração dos Direitos Humano, urge sensibilizar os Técnicos para esta problemática, de forma a estarem aptos para, de facto, analisar, prevenir e sensibilizar para a Violência Doméstica, para a prestação de auxílio a vitimas, assim como o seu encaminhamento para os serviços de apoio adequados.

A ADDIM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta auxílio a mulheres e crianças vítimas de crime e/ou discriminação. São vários os objetivos específicos da associação destacando-se a defensa da igualdade das mulheres e o combate a qualquer tipo de discriminação com vista à sua integração social e comporta a valência de Centro de Atendimento à Vítima, no qual se disponibiliza apoio jurídico, psicológico e social de forma confidencial e gratuita. As principais problemáticas atendidas no centro são: Maus-tratos físicos e/ou psicológicos contra crianças, jovens e adultos; Abuso sexual; e Situações de negligência parental.

Os “Encontros em Rede” pretendem ser um espaço de debate sobre questões relacionadas com o trabalho em parceria, qualificação, certificação, desenvolvimento sustentado e planeamento estratégico.