Apesar de não ser possível ainda uma análise total dos dados referentes ao impacto que a pandemia teve, ao longo deste ano, ao nível da violência doméstica, é evidente que a COVID-19 trouxe mais dificuldades para as vítimas. Além de as expor a um contacto mais prolongado com o agressor em casa, cujo controlo 24 horas por dia dificulta a denúncia, há uma insegurança acrescida para as vítimas de violência doméstica sem independência financeira ou desempregadas, que têm menos confiança e condições para sair de casa.

Ainda que, e segundo a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, o número total de vítimas mortais em contexto de violência doméstica tenha baixado ligeiramente nestes dois anos de pandemia (comparativamente ao registado em 2019), os pedidos de ajuda durante o confinamento aumentaram em 84,6% face ao mesmo período de tempo no ano anterior, como mostram os dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Ou seja, a violência doméstica continua a ser uma realidade preocupante, pelo que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim urge todos os munícipes a denunciarem casos que conheçam e a partilharem as seguintes informações com a comunidade local: