Até 31 de Janeiro, o Pelouro da Cultura continua a prestar homenagem ao investigador poveiro através da exibição de diversos manuscritos, fotografias, artigos de jornais e revistas.

Nascido em Julho de 1892 e falecido a Novembro de 1979, Viriato Barbosa dedicou grande parte dos seus trabalhos à Póvoa de Varzim, com destaque para as obras A Póvoa de Varzim: ensaio da história desta vila e Póvoa do Mar.

Desde novo, Viriato Barbosa começou a interessar-se pelos assuntos da sua Póvoa. Colaborou no “Anuário Varzino” de João Agostinho Landolt (1913) e na revista quinzenal “A Póvoa de Varzim” (1911 a 1917), tendo publicado no seu nº 8 do 4º. ano (primeira quinzena de Fevereiro de 1915) um artigo intitulado «Orfeon Povoense – Um sonho», no qual vislumbrava a formação de um orfeon na Póvoa de Varzim. Apoiada a sugestão, constitui-se o Orfeon Povoense, mais tarde Orfeão Poveiro, que deu o seu primeiro espectáculo na noite de 25 de Abril de 1915, sob a regência de Josué Trocado.

Viriato Barbosa colaborou também nos jornais poveiros “O Comércio da Póvoa de Varzim”, “Ideia Nova”, “Ala Arriba” e no Boletim Cultural “Póvoa de Varzim” e ainda no “Magazine Bertrand”, “Voz do Ribatejo” e “O Filatelista”, usando por vezes pseudónimos literários. A revista poveira mensal “Ilustração Nacional”, de que saíram apenas cinco números (Julho a Outubro de 1919) contou também com a colaboração de Viriato Barbosa no que concerne à composição e aspecto gráfico.

Filatelista e bibliófilo, possuidor de uma vasta biblioteca, publicou: A Póvoa de Varzim – (ensaio da história desta vila), Porto, 1937, (edição reproduzida em 1941); A Póvoa de Varzim – (ensaio da história desta vila), 2ª edição melhorada, Porto, 1972; Póvoa do mar, Póvoa de Varzim, 1967; Póvoa do mar, 2ª edição, Porto, 1969; Senhora da Assunção, poesias, Póvoa de Varzim, 1970.

Da sua colaboração no Boletim Cultural, são de destacar, entre outros, “Eça de Queirós, poveiro”, no volume V, nº 1, de 1965, e “Bibliografia da Póvoa de Varzim e seu concelho”, no volume X, nº 1, em 1971.