O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, começou por “agradecer à Dra. Conceição Nogueira a produção deste volume do nosso Póvoa de Varzim – Boletim Cultural. É que, ao contrário de outros diretores que o Boletim já teve, a Dra. Conceição Nogueira não se limita ao trabalho de orientação, escolha de colaboradores e sugestão de temas. Faz tudo isso, suportada na colaboração editorial do diretor da Biblioteca, o Dr. Manuel Costa, mas acompanha, analisa, insiste, examina, propõe, sugere, ou seja, acompanha, com minucioso labor, e labor quase artesanal, cada página das mais de duas centenas que o Boletim sempre tem”.

O edil reconheceu que “é assim, com esta dedicação, com esta sensibilidade, com esta atenção à nossa realidade, do passado e de hoje, que o Boletim cumpre a missão para que foi criado, há 59 anos. E é assim, com esta matriz local, que o Boletim plenamente justifica o seu estatuto editorial e a sua matriz cultural”.

O Presidente revelou que “o Boletim é um dos feitos culturais de que o município mais se orgulha”. E sobre o volume agora apresentado, Aires Pereira transmitiu que “não posso conceber temática mais oportuna e culturalmente mais interessante porque, na 1ª parte, dá o justo relevo à figura do fundador, Fernando Barbosa, a pretexto do centenário do seu nascimento”.

O autarca terminou, afirmando que “é com grande expetativa que aguardo, daqui a um ano, o nº 50. Estou convencido de que essa edição vai constituir um novo marco na vida do Boletim Cultural Póvoa de Varzim”.

Sobre o volume 49, a Diretora do Boletim, Conceição Nogueira, referiu que “escolhemos para a sua capa a imagem do seu fundador com a sua própria assinatura, a aprovar a nossa escolha. Na contra-capa, quisemos reviver o n.º1 com a sua característica capa amarela ao gosto do seu criador Fernando Barbosa”.

Seguindo a estrutura da publicação, a Diretora falou sobre todos os textos que a constituem, indicando o título e autor de cada artigo.

Antes de terminar, a Dr.ª Conceição Nogueira fez questão de expressar o seu “sincero agradecimento aos nossos ilustres Colaboradores que permitem a continuidade do nosso Póvoa de Varzim. Só assim podemos cumprir o legado do seu Fundador e dos Diretores que lhe sucederam”.