A Vereadora da Coesão Social, Carina Moreira, esteve presente na sessão e reconheceu que “o ano de 2025 marcou um período de crescimento e consolidação da atividade do voluntariado da Bolsa Concelhia da Póvoa de Varzim (BCVPV), refletindo o empenho da comunidade: contou com 214 voluntários ativos, abrangendo diferentes faixas etárias e percursos pessoais. Estes voluntários participaram em 47 projetos distribuídos por áreas como voluntariado de solidariedade social, ambiente e bem-estar animal, juventude, educação, ação social, cultura, proteção civil e desporto. O contributo total dos voluntários traduziu-se em 10 907 horas de voluntariado”.

Perante estes números, a Vereadora reconheceu que “o envolvimento da comunidade demonstrou, ao longo do ano 2025, que o voluntariado continua a ser uma força na promoção da solidariedade e no reforço da coesão social no concelho.  Os resultados evidenciam não apenas o impacto direto no bem-estar da população, mas também o fortalecimento de uma cultura local assente na participação ativa e na responsabilidade coletiva”.

À intervenção da Vereadora, seguiu-se a Conversa sobre o impacto do voluntariado na transformação social que contou com os testemunhos dos seguintes convidados: Ilda Moreira, que falou sobre o projeto de voluntariado Cuidar+ da Santa Casa da Misericórdia em parceria com a BCVPV; Nuno Gomes, da Câmara Municipal da Maia, que deu a conhecer o percurso e a experiência do Município da Maia como Capital Portuguesa do Voluntariado e Maria Odete, voluntária da BCVPV, que partilhou o papel importante que o voluntariado tem na sua vida.

A cerimónia terminou com a entrega das seguintes distinções: Prémio Dedicação a Catarina Andrade, com 303 horas de voluntariado; Prémio Voluntário a Maria Leonor Matos, inscrita na BCV desde 2014 e em permanente atividade, ainda por distinguir. Também foi entregue o Prémio Voluntariado à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim pelo trabalho notável que tem vindo a realizar no âmbito do voluntariado ao longo deste ano. Foram ainda reconhecidos 80 voluntários e 36 entidades do concelho que promovem o voluntariado.

De referir que as iniciativas no âmbito do Dia Internacional do Voluntariado já arrancaram no passado fim-de-semana com a Campanha de Recolha de Alimentos para o Banco Alimentar e ao longo da semana com as Oficinas de Voluntariado em escolas e centros ocupacionais do concelho.

Atividade e impacto do Voluntariado em 2025