Assim, e dando continuidade à sua aposta em ações de sustentabilidade ambiental, a Câmara Municipal mobilizou cerca de cem pessoas que, nos dias 20 e 21 de maio, recolheram voluntariamente mais de meia tonelada de resíduos das nossas praias.

Na sexta-feira, mais de 50 militares da Escola dos Serviços procederam à limpeza de 23 kg de lixo (10,8 kg de indiferenciado; 9,1 kg plástico e 2,7 kg vidro) da Praia Redonda à Praia Verde. Esta ação enquadra-se no compromisso da Escola dos Serviços com as questões ambientais e na colaboração existente com o Município da Póvoa de Varzim que tem apoiado esta instituição a promover a sua sustentabilidade.

Já no sábado, coube a um grupo composto por elementos da União da União de Freguesias Póvoa, Beiriz e Argivai, do Clube Naval Povoense, da Capitania e I.S.N., dos Rangers e do Agrupamento 38 do Corpo Nacional de Escutas – Matriz reunir-se noutro ponto da cidade. Ao todo, os 50 voluntários presentes nesta ação conseguiram recolher mais de 500 kg de lixo (202,4 kg de plástico; 340,3kg de indiferenciado e 3 kg de vidro) na Marina e Praia dos Avós.

Ambas as iniciativas tiveram a participação da Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, que revelou que o objetivo do Município da Póvoa de Varzim é alertar para a problemática do lixo marinho e assinalar a importância do oceano para a manutenção da vida no planeta.