Imagine que não o pode fazer por qualquer tipo de limitação. Estar na praia mas não haver meios para o transportar até ao mar em segurança para que consiga refrescar-se. As pessoas com mobilidade reduzida, em cadeiras de rodas, por exemplo, já podem “tomar a fresca do nosso mar” graças a ao projeto IN Póvoa – Praia para todos.

À semelhança do ano passado, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim associa-se ao Instituto Maria Paz Varzim para realizar o esta iniciativa que permite aos munícipes e turistas com limitações de mobilidade, quer sejam elas físicas, sensoriais e cognitivas, usufruir do mar de forma mais plena, através de cadeiras anfíbias e da colaboração de voluntários. E são voluntários que o Instituto Maria da Paz Varzim precisa para levar a bom porto este projeto.

A organização procura jovens maiores de 16 anos, desempregados com formação na área da saúde, adultos com aptidão para lidar com pessoas com desafios de acessibilidade ou, ainda, inscritos na Bolsa Concelhia de Voluntariado. Os interessados devem efetuar a sua inscrição através do endereço eletrónico voluntario@cm-pvarzim.pt ou através do número 252 619 230 (Casa da Juventude).

IN Póvoa – Praia para todos irá realizar-se de 1 de julho a 31 de agosto, na Praia Verde (junto ao Bar Náutico), das 9h30 às 11h30 e das 15h30 às 18h30.

Este é um projeto único no Norte do país e que pretende não só melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades especiais como dos seus familiares, proporcionando-lhes algumas horas de descanso. Ou seja, entre as 9h30 e as 11h30 e as 15h30 e as 18h30, os voluntários estão disponíveis para fazer companhia aos veraneantes com mobilidade reduzida e colaborar com os nadadores-salvadores na tarefa de os levar aos banhos de mar.