A sessão foi aberta pelo Vereador do Pelouro da Juventude, Marco Barbosa, que introduziu os diversos temas aos jovens e a líderes de associações e movimentos juvenis e estudantis do concelho presentes.

O Ponto Municipal Eurodesk, existente na Casa da Juventude, foi apresentado a par com oportunidades de mobilidade juvenil e candidaturas a programas ERASMUS+, além de um apelo ao voto jovem, nas próximas eleições europeias.

Em destaque esteve o programa DiscoverEU, destinado a proporcionar viagens até 30 dias pela Europa, a jovens com 18 anos (nascidos entre 2 de julho de 2000 e 1 de julho de 2001). Os jovens interessados poderão contactar o Ponto Eurodesk na Casa da Juventude para mais informações.

Com centenas de eventos e atividades em toda a Europa, a Semana Europeia da Juventude, decorreu entre os dias 29 de abril e 5 de maio, sob o tema “A Democracia e eu!”, procurando incentivar os jovens à participação na vida da UE em geral e nas próximas eleições europeias em especial. Mais de 30 países europeus organizaram eventos e atividades para os jovens numa semana dedicada à juventude na Europa e ao seu papel na construção do projeto Europeu.