A iniciativa, que conta já 16 edições de reconhecida qualidade, visa a valorização do mérito artístico e da música portuguesa, assim como a evolução da aprendizagem e nível performativo de todos os concorrentes. Esta partilha artística deve-se ao intercâmbio interpessoal dos participantes, através do qual se potencia a carreira musical enquanto realidade profissional futura, a divulgação da compositores portugueses e a afirmação da Póvoa de Varzim como cidade de cultura artística.

Leticia Guo Lin foi a aluna premiada com a melhor interpretação de peça portuguesa, distinção que juntou ao primeiro lugar na categoria A. João Mesquita Branco Neves (categoria B), Matilde Pereira Leite (categoria C) e, em ex-aequo, João Pedro Gonçalves Neto Vieira e José Duarte de Sousa Cardoso Freitas (categoria E) foram os restantes vencedores. Consulte a lista completa de premiados aqui.

Em representação do Município da Póvoa de Varzim estiveram Sílvia Costa, Vereadora da Câmara, e Afonso Pinhão Ferreira, Presidente da Assembleia Municipal. Na cerimónia de entrega de prémios, ambos deixaram uma palavra de reconhecimento a todos os participantes pela excelência do trabalhado apresentado a concurso.

O XVI Concurso de Piano da Póvoa de Varzim inseriu-se na programação do 19.º Fórum Formação e Opções Profissionais, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim com o objetivo de divulgar as ofertas formativas e profissionais para alunos residentes na Póvoa de Varzim ou em concelhos vizinhos.