No âmbito do programa de comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís, a Biblioteca Municipal apresenta, até ao final do ano, um destaque audiovisual intitulado “A relação da escritora Agustina Bessa-Luís com o Cinema”.
Esta mostra, realizada na sala dos audiovisuais, pretende dar a conhecer as adaptações cinematográficas da obra da escritora, tais como Francisca, Vale Abraão, O Convento, Inquietude, O Princípio da Incerteza, Espelho Mágico, A Corte do Norte ou A Sibila. O destaque inclui, igualmente, os filmes que contaram com a sua colaboração, casos de Visita ou Memórias e Confissões, O Som da Terra a Tremer, Party, Frágil como o Mundo, Porto da Minha Infância, A Conquista de Faro e A Portuguesa.
Segundo palavras da laureada escritora, ao Diário Popular de 8 de junho de 1967, “o cinema é uma experiência alugada. As pessoas tímidas ou imaturas sentam-se numa sala escura e deixam-se interpretar ambiciosamente pelos profissionais da imaginação. Quanto mais a vida parece agressiva e inexpugnável, mais uma multidão absorta corre às sessões de cinema e se submete à lição da comédia humana”.
Recorde-se que a partir de 15 de outubro, data do centésimo aniversário desta figura incontornável da Literatura portuguesa, e por um ano, o Município da Póvoa de Varzim está a promover um grande programa de comemorações, que começou com o descerrar da placa evocativa à efeméride na Villa Myosotis pelo Presidente da Câmara e continuou com uma mostra documental na Biblioteca Municipal.