No dia 16 de outubro, pelas 18h00, será apresentado, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, o livro “A Alma da Póvoa”, da autoria de José Carlos de Vasconcelos.
A obra reúne prefácios, crónicas, artigos e textos publicados em jornais e revistas ao longo das últimas décadas, tendo como tema central a Póvoa de Varzim, e está inserida na Coleção “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira” n.º 36.
José Carlos de Vasconcelos nasceu a 10 de setembro de 1940, em Freamunde, Paços de Ferreira. Em outubro veio para a Póvoa de Varzim, onde o pai era professor do liceu, mais tarde aqui desenvolvendo intensa atividade e à qual ficou sempre ligado – como este livro exuberantemente mostra. Estudou Direito em Coimbra, aí e a nível nacional sendo destacado dirigente associativo: presidente da Assembleia Magna da Associação Académica (no ano em que iria ser presidente da direção as eleições foram proibidas), chefe de redação da Via Latina, membro do Secretariado Nacional dos Estudantes Portugueses, fundador e presidente do Círculo de Estudos Literários, ator e membro do conselho artístico do TEUC (Teatro dos Estudantes); e ainda dirigente do Cineclube e chefe de redação da revista de cultura Vértice.
Criou, em 1981, o JL, Jornal de Letras, Artes e Ideias, quinzenário único nos países de língua portuguesa (e talvez não só…), dirigindo-o desde o início até hoje. Tem editado dez títulos de poesia – dois deles, o mar a mar a póvoa, I e II, de que neste volume se republicam vários poemas – três livros infantojuvenis, dois livros de entrevistas e um livro sobre Lei de Imprensa/ Liberdade de Imprensa – tendo ainda vários livros em preparação.
Entre outras distinções foram-lhe atribuídos o Prémio Cultura, da Fundação Luso-Brasileira, para personalidades dos dois países, logo na sua 1ª edição; e o Prémio Vasco Graça Moura, Cidadania Cultural, na sua 2ª edição (na 1ª distinguiu Eduardo Lourenço). Foram-lhe atribuídos também todos os principais prémios de carreira e prestígio do jornalismo português.