A obra, que será apresentada por António Nova Araújo, tem como mote a convicção de que a vida é feita de poesia e que a mesma não se explica apenas se vive.

O livro está dividido em duas partes: “Fumo branco” e “Fumo negro”. A primeira parte leva-nos por uma viagem que vai desde o nascimento, passando pelas diferentes fases da vida até à nossa última estação, como se a vida fosse um comboio, com os seus vagões e carruagens. A segunda parte, por entre poemas e breves reflexões, transporta-nos para tudo o que o coração leva por essa vida fora: os sonhos, o amor, a música, a guerra e tudo aquilo que nos faz humanos.

O autor nasceu na Póvoa de Varzim, em outubro de 1975, onde viveu até aos seus 20 anos. Estudou em Castelo Branco, onde se licenciou como Professor do Ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica. É formador de Professores e docente do 1º Ciclo do Ensino Básico. Vive em Colares, Sintra. A sua escrita reparte-se pela poesia, romance e contos infantis. Uma escrita polida, clara e sem pretensiosismos num abraço honesto ao leitor, o seu pedestal.