No dia 30 de julho, pelas 21h45, será exibido, no Cine-Teatro Garrett, o filme "Dois Procuradores".
“Na União Soviética de 1937, durante as terríveis purgas estalinistas, Alexander Kornev, um jovem procurador, recebe uma carta de um prisioneiro político perseguido pela NKVD (Comissariado do Povo para os Assuntos Internos), a polícia secreta. Convicto da corrupção dos agentes e num esforço de lhes fazer frente antes que o homem desapareça dentro do sistema penitenciário do regime, Kornev decide investigar.
Mas, perante a violentíssima campanha de repressão política e da violência realizada por agentes da autoridade, vai ter de percorrer um sem-número de processos burocráticos. E a viagem que faz até Moscovo vai transformar-se numa tremenda luta contra os mecanismos do totalitarismo.
Em competição no Festival de Cinema de Cannes, um drama sobre um período particularmente negro da História da URSS que tem assinatura do aclamado realiazador bielorruso Sergei Loznitsa (“No Nevoeiro”, “A Praça”, “Donbass” ou “Funeral de Estado”), a partir do romance homónimo escrito por Georgy Demidov (1908-1987). Aleksandr Kuznetsov, Aleksandr Filippenko, Anatoliy Beliy, Andris Keišs e Vytautas Kaniušonis assumem os papéis principais.”
A sessão é promovida pelo Cineclube Octopus, no âmbito do protocolo estabelecido com a Câmara Municipal.
Entradas: 4,00€ (não sócio) 0€ (sócio). Desconto para menores de 23 anos: 2€ cada (*até à menor idade estabelecida em cada filme) | Bilhetes à venda no Cine-Teatro Garrett | Organização: CMPV-CTG / Cineclube Octopus.