Passar para o conteúdo principal
Data
16 de dezembro a 16 de janeiro
Horas
11h35
Local
Diana Bar, Pavilhão Municipal

Este ano terá lugar a 17ª edição do Encontro pela Paz, que irá debruçar-se sobre o tema “Madre Teresa de Calcutá – Missionária da Caridade”.

O programa arranca com a exposição “Educação pela Paz”, que será inaugurada a 16 de dezembro, às 10h00, no Diana Bar, com a atuação do Mestre António Maia e d’“A Dupla Maravilha”, Francisco Cruz e Mara São Roque.

Também nesta edição todos somos convidados a colocar na janela ou na varanda um pano branco, símbolo da Paz, entre 16 de dezembro e 16 de janeiro de 2016. A Chama da Paz vai percorrer as freguesias da Póvoa a 19 de dezembro, terminando o seu percurso no Pavilhão Municipal.

A 20 de dezembro, às 15h00, no Pavilhão Municipal realiza-se a “Cerimónia pela Paz”, que vai proporcionar um espetáculo Danças da Índia pela Academia de Dança Diana Rego, seguindo-se a Marcha da Paz, do Pavilhão Municipal até à Praça do Almada, onde se formará um Cordão humano. Aqui, também terão lugar atuações musicais pelo Prof. Rui Silva (canto) e Prof. Bruno Trocado (piano) da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Após um minuto de silêncio, será feita a deposição de flores brancas na Taça da Paz. Caso as condições atmosféricas não permitam, as iniciativas previstas para a Praça do Almada serão realizadas no Pavilhão Municipal.

O Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro, será assinalado com o lançamento ao mar das flores brancas recolhidas, no Cais da Paz, às 16h00, e com a atuação de Paulo Veiga e Agostinho Gomes (Trompete), Marco Maia (Trompa) e do António Costa (Trombone) da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

A 16 de janeiro, às 21h30 no Diana Bar, o Encontro pela Paz convida ainda a Lembrar a Paz, com o encerramento da exposição e com a atuação de Ana Gil, da Academia Sportdance, de Francisco Cruz e Mara São Roque “A Dupla Maravilha” e do Coro Manuel Giesteira.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.