“Professor Creator” ambiciona ser uma mostra de artes plásticas desafiadora de alguns dos preconceitos em relação às figuras do professor e do artista. Se, por um lado, o professor é percecionado como alguém que não é um verdadeiro artista, estando vocacionado para uma missão exclusivamente pedagógica, por outro, faz algum caminho a ideia de que o artista não pode ensinar com eficácia. Inspirada, com a devida distância, pela escola Bauhaus, que há 105 anos iniciou uma revolução no ensino, protagonizada por notáveis artistas e, simultaneamente, extraordinários professores como Paul Klee, Wassily Kandinsky ou Johannes Itten, a exposição “Professor Creator” apresenta um seleto conjunto de convidados que fazem da interseção entre o ensino e a criação artística um modo de vida.

O convite está lançado e dirige-se a todos os que queiram apreciar o trabalho destes professores-artistas, mergulhando nos segredos destas obras que nascem ambiguamente entre as salas de aula e os ateliers. (Marcelino Viana)

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e sábado, das 14h00 às 18h00.