Na terça-feira, 15 de setembro, às 21h45, a Igreja Matriz será palco para o concerto do agrupamento vocal Ex-Hilliard Ensemble e da violinista Isabelle Faust, realizado no âmbito do 42º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
Isabelle Faust irá substituir o violinista Christoph Poppen, que não irá marcar presença no concerto devido a um impedimento de última hora face à situação atual de pandemia.
O agrupamento Hilliard Ensemble fez a sua estreia em Portugal em 1991, no FIMPV. Tendo o agrupamento vocal cessado a sua atividade regular nas salas de concerto, este concerto torna-se uma das jóias destas semanas de música na Póvoa de Varzim, desta vez ao lado da excecional violinista Isabelle Faust.
Na música do período barroco, o uso de números na transmissão de segredos e enigmas era comum, e os estudos acerca de Bach iluminaram novos “significados” nas suas obras sagradas. A obra que será apresentada na Igreja Matriz, “Morimur”, explora as referências codificadas e as mensagens ocultas na sua música para violino solo, abrindo uma janela para o pensamento de Bach, no momento em que foi profundamente afetado pela morte súbita e trágica da sua esposa, Maria Barbara, em 1720.
Os bilhetes têm o preço único de 5 euros e estarão à venda exclusivamente através da bilheteira online BOL, a partir do dia 1 de agosto.