O conto narra a história de uma jovem apaixonada desde sempre pelo mar e pela vida dos pescadores.

Levou uma vida atribulada porque era mulher, mas acabou por encontrar um objetivo de vida e foi feliz, tendo sempre os olhos postos no mar.

A apresentação do livro será feita por Luís Diamantino, Vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Marta Oliveira Santos nasceu em 1951, no Porto. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Iniciou a carreira docente no Liceu Rodrigues de Freitas, tendo, posteriormente, lecionado em várias escolas e tendo feito parte do Conselho Diretivo (duas escolas): também exerceu vários cargos nas escolas por onde passou. Obteve formações vocacionadas para a educação especial, tendo mesmo aprendido Língua Gestual, assim como formação nas áreas da leitura, bibliotecas escolares, jornais escolares.

Praticou voluntariado numa IPSS e no MAPADI. Colaborou no Correio da Educação durante vários anos e em jornais escolares, tendo criado o clube de jornalismo em duas das escolas onde lecionou.

Participou em vários Concursos Literários, o, que lhe valeu alguns prémios. Possui contos publicados na Revista do Movimento de Educadores Católicos e poesia publicada na Revista Portugal Rotário assim como no catálogo da Galeria Ortopóvoa, na Póvoa de Varzim, sob o título “Música Plástica”. Tem poemas publicados em Antologia Poética Vivara Editora, e na Coletânea de Primavera, da editora Coruja Dourada, assim como alguns livros. Colaborou no PROJETO SER MULHER, À Sombra das Palavras IV, a favor do Centro da Mama do H. de S. João-Porto e no livro “No Silêncio do Olhar há Palavras.

Tem colaborado com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim, no projeto “No meu tempo dou-te um conto”.  Tem colaborado com a ONG – MÃES DO MUNDO.