Sob o lema “Caminhando por paisagens de Humanidade, em horizontes de Liberdade”, o Festival Internacional de Teatro É-Aqui-in-Ócio celebra os 50 anos do 25 de Abril na sua 15.ª edição, que terá lugar entre os dias 22 de setembro e 5 de outubro, na Póvoa de Varzim, uma organização da Associação Cultural, Varazim Teatro, com o apoio do Município da Póvoa de Varzim.
No âmbito do evento, o Espaço d’Mente da Varazim Teatro recebe a mesa de reflexão “Os Inocentes”, por Quico Cadaval, no dia 23 de setembro, às 21h00. A sessão irá contar com Interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Sinopse: “Os Inocentes, Ilha de São Simão: «Júlio César conquistou a Gália….não levava sequer um cozinheiro? Colombo descobriu América, foi sozinho no barco de vela?» estas perguntas de um operário que lê, e outras parecidas compõem a base do espetáculo de narração oral intitulado “Os Inocentes”.
Quico Cadaval explora as histórias dos anónimos secundários nas grandes histórias da humanidade. Acostumados a assistir ao relato dos grandes protagonistas como são os heróis vitoriosos, os líderes de massas, os mártires da pátria ou de alguma causa nobre, os fundadores de religiões e de partidos, mas quem escutou falar de Manuel, de Marquinhos, de Pastor? Destaca-se a figura de Manuel, que foi preso na Ilha de São Simão quase quatro anos sem saber a causa. Os factos aconteceram no decurso da Guerra Civil espanhola, quando a lírica ilha galega se converte em campo de concentração. Depois de décadas de silêncio, o protagonista, Manuel, conta-o numa taberna de marinheiros. Quico Cadaval escutou-a e aprendeu-a de cor para contá-la pelo mundo. Agora, na Póvoa de Varzim.”