Realizada pelo Centro do Clima, no âmbito das ações de sensibilização ambiental e promoção de práticas sustentáveis, trata-se de uma experiência educativa, criativa e acessível a diferentes públicos, que consiste na construção de pequenos bonecos ecológicos a partir de materiais simples, como batatas e sementes (ex.: chia) que, ao serem regados e expostos à luz, permitem observar o processo de germinação e crescimento das plantas.

Ao longo dos dias, as sementes desenvolvem-se, criando um efeito visual apelativo semelhante a “cabelo”, o que torna a experiência simultaneamente educativa e lúdica. A proposta assenta numa abordagem prática e interativa, permitindo aos participantes compreender, de forma simples e visual, os processos naturais associados à germinação, bem como os fatores essenciais ao crescimento das plantas, como a água, a luz e o tempo.

Para além da componente pedagógica, esta atividade promove valores fundamentais como a sustentabilidade, o respeito pela natureza e a adoção de comportamentos mais conscientes no dia a dia.

As inscrições devem ser efetuadas através do email biblioteca@cm-pvarzim.pt ou, em alternativa, do telefone +315 252 616 000.