Decorria a Primavera do ano de 2013 quando, por desafio de amigos comuns, se juntaram cinco rapazes com especial gosto pela música. O pretexto inicial foi o de executar uma pequena prestação musical num Sarau de Gala, que veio a decorrer no dia 25 de Maio de 2013, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, organizado pela Academia de Dança do Centro Norton de Matos. Foi nessa noite, para uma plateia com cerca de 500 pessoas, que “Os Quatro e Meia” se mostraram, pela primeira vez, ao público da cidade que se tornara denominador comum nas suas vidas, que acarinhou e aplaudiu fervorosamente as 7 primeiras peças do grupo.

O nome “Os Quatro e Meia” foi motivado por uma óbvia diferença de estaturas entre os cinco elementos que compunham a sua formação original e assim se manteve após a adição de mais um músico, uma vez que o baixinho “Meia” já não estava em idade de crescer.

Ao som de guitarra, contrabaixo, violino, acordeão, bandolim e percussão, o grupo tem procurado, desde então, agregar o mais variado manancial de música portuguesa de qualidade, desde o estilo ”Pop-Rock” até ao “Fado”, numa tentativa de conferir novas sonoridades e olhares sobre algumas das mais belas canções criadas no nosso país.

A 6 de Dezembro de 2013, no Café Teatro do Teatro Académico de Gil Vicente, o grupo apresentou o seu primeiro tema original, intitulado “P’rá Frente É Que É Lisboa”.