A primeira palestra será da responsabilidade de  Paulo Correia, técnico superior da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, onde exerce funções no Gabinete do Património Cultural e investigador em Histórica Local, que trará à Póvoa de Varzim o tema “Da Póvoa a Famalicão pela estrada de ferro”.

A segunda, com uma perspetiva mais atual, será da autoria do arquiteto Rui Bianchi e irá versar o tema: “Do passado! Uma ciclovia em direção ao futuro”.

A inauguração do caminho de ferro entre as atuais cidades da Póvoa de Varzim e de Vila Nova de Famalicão em 1881 proporcionou o aumento das relações comerciais e afetivas entre estas duas localidades. Utilizada pela população para realizar negócios ou ir a banhos na época de veraneio, por exemplo, esta estrada de ferro, conhecida como Ramal de Famalicão, desempenhou por mais de um século um papel fulcral no desenvolvimento da região.

Após alguns anos desativada, encontra-se atualmente a ser reconvertida em ciclovia, permitindo a quem a frequenta a (re)descoberta das paisagens e dos usos e costumes das comunidades. Deste modo, é através de pequenas paragens nas suas estações e apeadeiros que, ao longo desta conferência, procuraremos descobrir a história e as estórias associadas a esta secular linha férrea.