A iniciativa, promovida pela Biblioteca Muinicipal Rocha Peixoto, destina-se a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, professores, pais e encarregados de educação. Os interessados devem efetuar marcação através das Bibliotecas Escolares.

A informação é um fator determinante na vida de cada cidadão. Somos todos consumidores mas também produtores de grandes volumes de informação.

Nessa mudança de paradigma e o advento das tecnologias, o papel de mediação no acesso ao conhecimento também mudou.

A Biblioteca Municipal propõe metodologias que levem à consciencialização de uma utilização responsável da informação minimizando usos acríticos.

A forma como se acede, se divulga ou se dissemina os conteúdos produzidos, serviu de mote para enquadrar este projeto que aborda a informação como core principal e analisa também as diferentes perspetivas com que é usada.

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto desenhou este projeto composto por um conjunto de iniciativas para aplicar nas bibliotecas escolares no âmbito do SABE.

Tem como objetivos gerais:

– Alargar os serviços da Biblioteca Municipal às Bibliotecas Escolares e outras instituições locais envolvidas na formação de crianças, jovens e adultos, promovendo a partilha de recursos;

– Promover literacias de informação;

– Promover a utilização responsável e consciente dos novos dispositivos digitais;

– Estimular o uso criativo das competências de leitura e de escrita;

– Desenvolver habilidades informacionais que se relacionem com os conteúdos programáticos do 2º e 3º ciclos de escolaridade;

– Alertar para os perigos/cuidados na gestão da informação privada;

– Alertar para os perigos de navegar na Internet;

Dinamizado pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto nas Bibliotecas Escolares do concelho da Póvoa de Varzim, este projeto engloba cinco atividades:

– Hackers somos nós (também com sessões para pais) – sobre segurança de informação na Internet com alerta para os perigos/cuidados da gestão da informação privada feita por cada indivíduo.

– RODAPÉ: damos a imagem, crias a mensagem – sobre o bom/mau uso da imagem em ambiente web. coloca em debate a informação que passa nos media, recorrendo a uma temática da atualidade – o valor da informação/da imagem.

– Contos Tweet – sobre a aplicação de uma rede social (Twitter) em contexto educativo para promover o uso criativo das competências de leitura e de escrita.

– Bullying & Cyberbullyin – fala sobre a informação partilhada pelos jovens nas redes sociais e que pode despoletar casos de cyberbullying ou cyberstalking. Pretende capacitar os jovens para o uso responsável da informação privada; alertar para as consequências do mau uso das tecnologias de informação.

– Não tropeces na Internet – estruturada para o primeiro ciclo, apresenta a problemática da informação nas redes sociais aos mais novos de uma forma lúdica. Pretende alertar para os perigos de navegar na Internet sem acompanhamento parental.