O Museu Municipal integra o programa das Festas de São Pedro com exposições alusivas ao padroeiro.
Como tem vindo a ser habitual nas últimas décadas, o Museu Municipal faz a montagem de um “Trono” em honra do Apóstolo S. Pedro. Na receção do Museu, sob um arco decorado (que sacraliza o espaço) coloca-se a escultura “de vestir” de S. Pedro Apóstolo, sentado num cadeirão solene, envergando as vestes tradicionais e apresentando os seus atributos.
Reproduz-se, ainda, uma “mesa da noitada”, recordando o costume de oferecer aos transeuntes: sardinhas assadas, broa, caldo verde e vinho tinto.
Custo de ingresso no Museu: 1,10€