O livro escolhido para esta sessão é “O Elefante Cor-De-Rosa” de Luísa Dacosta. Uma história de sonho e fantasia, que aborda valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda.

A sessão realiza-se no âmbito do 10º aniversário de falecimento da escritora, ocorrida a 15 de fevereiro.

“A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do “mundo amável” em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor-de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança!”

Natural de uma aldeia do distrito de Viseu, Rosa Guedes fez o seu percurso escolar e académico em Coimbra, onde viveu até 1986. Lecionou Português e Francês no ensino secundário. Tem vários livros publicados, Clara Toma Chã com a Consciência, Encontros com a Bondade, Afagos de Seda, Quem nunca escreveu a lápis?, Olhares sobre infâncias em novelo, e participou na antologia infantil Mimos e Contos de Natal, com o conto Onde se Meteu o Pai Natal?

Praticou voluntariado na pediatria do IPO do Porto, e interessa-se também pela dinamização de Bibliotecas Escolares. Nos tempos livres da sua principal atividade – ser mãe – dedica-se à leitura, ao canto coral e à jardinagem.

A sessão destina-se a famílias com crianças dos 6 aos 10 anos e é limitada a 15 crianças. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do telefone 252 616 000, do e-mail biblioteca@cm-pvarzim.pt ou presencialmente na Biblioteca Municipal.