Centrado na temática do Ano Santo – Jubileu 2025, “Peregrinos de Esperança”, o evento, apresentado esta quarta-feira, irá promover, nos próximos cinco fins de semana, nove concertos, uma conferência, um curso de música sacra e um encontro de coros paroquiais.

O Ciclo, de entrada gratuita, abre no dia do padroeiro da paróquia, 26 de abril, com o concerto “A música na celebração da Paixão e Ressurreição do Senhor”, às 21h30, pelo Laetare Ensemble. No dia 27 de abril, às 17h00, o professor João Duque, da Universidade Católica de Braga, irá proferir uma conferência dedica ao tema “A Música Sacra nas Grandes Celebrações”.

A Igreja Românica de Rates irá acolher os concertos “Ave Maris Stella”, a 3 de maio, às 21h30, pelo Introitus Ensemble Vocal (Lisboa), e “A Frescuta Sagrada no Canto Juvenil”, a 4 de maio, às 17h00, pelo Vox Luminis e Coro Infanto-Juvenil da Paróquia de Beiriz.

O dia 10 de maio estará reservado para a música litúrgica no Arciprestado. Após uma tarde de formação, para salmistas e acompanhadores, terá lugar, a partir das 21h30, um encontro de coros paroquiais do arciprestado. No dia seguinte, 11 de maio, às 17h00, haverá lugar a um espetáculo do Coro e Orquestra do Distrito de Braga.

No fim de semana seguinte, 17 e 18 de maio, São Pedro de Rates acolhe mais dois concertos sacros, da autoria de João Santos (Órgue – Célesta), no sábado, às 21h30, e pelo Ensemble Corde Voce, no domingo, às 17h00.

O programa encerra com os concertos do organista Rafael Madanços, dia 24, às 21h30, e “Te Deum laudamus”, 25 de maio, às 17h00, pelo Coral Ensaio da Póvoa de Varzim, acompanhado pelo Ensemble Instrumental PróMúsica, sob a direção de Tiago Carriço.

Organizado pela Melodiartes – Associação Musical e Cultural de Rates, o Ciclo de Música Sacra conta com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, da Junta de Freguesia de Rates, do Conselho Pastoral Paroquial de S. Pedro de Rates e da Associação Pró-Música.