A partir do dia 22 de abril e até 21 de julho, estão abertas as inscrições para a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, que terá as suas exposições patentes em 11 municípios (Viana do Castelo, Carballo, Gondomar, Peso da Régua, Ribeira, Vilalba, Vila Real, Bragança, Monforte de Lemos, Barcelos e Felgueiras), desde finais de 2025 e prolongando-se até ao fim de 2026.
Poderão inscrever-se todos os artistas naturais e/ou residentes na Galiza ou no Norte de Portugal, maiores de 16 anos.
Cada autor poderá concorrer com uma única obra, de tema livre, da sua exclusiva autoria e propriedade, no campo da pintura. A obra deverá ser original e inédita, não ter sido publicada ou exibida anteriormente, nem ter entrado em nenhum outro certame ou concurso.
Serão selecionadas pelo júri até 30 obras, que constituirão o conjunto itinerante para as exposições que terão lugar nos municípios acima mencionados.
Será concedido um prémio Eixo Atlântico à melhor obra do certame, com um valor de 4000 euros, um segundo prémio no valor de 2000 euros e um prémio “Jovens Talentos Luso – Galaicos”, para jovens artistas com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, com um valor de 1500 euros.
As inscrições poderão ser feitas através do site do Eixo Atlântico, e a participação implica a leitura e o cumprimento integral do Regulamento da XV Bienal de Pintura.