De azul, com uma cruz nodosa de ouro, terminada inferiormente por dois braços de âncora de prata, rematada superiormente por um anel, do qual cai um rosário de ouro, enfiado do mesmo, ladeando a haste de cruz dos dois lados e entrelaçando-se no seu pé. Em chefe, um sol de ouro à dextra e uma meia-lua de prata deitada (com as pontas para o lado direito) à sinistra. Coroa mural de cinco torres, de prata. (Portaria de 9 de Outubro de 1958, adapt.)

Perde-se no tempo a sua origem.

Quando em 1939 substituíram este brasão por outro com um barco poveiro, o mar, uma rede, conservando-se o sol e a lua, o poveiro, “…profundamente religioso, não aceitou bem que lhe metessem o barco no mar sem âncora em cruz e um rosário de bóias” (1) Determinado, conseguiu que lhe restituíssem o “seu” brasão em 1958.

Na bandeira do concelho figura este brasão de armas sob um fundo branco, tendo por baixo um listel azul e a legenda “Póvoa de Varzim”, em ouro.

Amorim, Manuel In. Barbosa, Jorge – O Brasão da Póvoa de Varzim, Póvoa de Varzim, Câmara Municipal, 1982