O índice de risco de incêndio florestal – RCM, disponibilizado diariamente pelo IPMA resulta da combinação de dois índices: o índice meteorológico de perigo de incêndio florestal, FWI e o índice de risco conjuntural.

Índice meteorológico de perigo de incêndio florestal – FWI

O índice meteorológico de perigo de incêndio – FWI (Fire Weather Index) é utilizado por vários países do mundo, em particular na Europa. Através da utilização deste índice é possível estimar o perigo de incêndio a partir do estado dos diversos combustíveis presentes no solo florestal, sendo esse determinado indiretamente através das observações de elementos meteorológicos.

Este índice tem sido calculado diariamente no IPMA (Ex-IM) desde 2002, e utiliza os parâmetros meteorológicos observados às 12 UTC – temperatura, humidade relativa, intensidade do vento e precipitação acumulada nas últimas 24 horas (12 às 12 UTC), em 85 estações meteorológicas – para cálculo do índice observado.

O índice FWI, calculado pontualmente em cada uma das estações meteorológicas, é interpolado para uma grelha de 1 km de resolução para o território de Portugal Continental e integrada com o risco conjuntural – fornecido pelo ICNF (ex-AFN).

Da combinação destes dois índices resulta o índice de risco de incêndio florestal (meteorológico e conjuntural) – RCM, o qual apresenta cinco classes de risco:

  1. Reduzido
  2. Moderado
  3. Elevado
  4. Muito elevado
  5. Máximo

O Risco de Incêndio Florestal condiciona o acesso ao espaço florestal e a utilização do uso do fogo fora do designado “Período Crítico.”

O Risco de Incêndio Florestal calculado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pode ser consultado aqui.