É a verdadeira festa do concelho, como tantas vezes já foi referido pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira. Associações de todas as freguesias da Póvoa de Varzim esforçaram-se – e com muito sucesso – para que todos os visitantes se divertissem e passassem horas felizes no Parque da Cidade.

Centenas de voluntários colaboraram com as associações para que nenhum pormenor fosse descurado. De manhã até de madrugada não faltaram iguarias para provar e sempre muito bem acompanhadas pela simpatia de quem se encontrava atrás do balcão. As associações, além da oferta gastronómica, deram um brilho especial à festa através de demonstrações das suas “especialidades”: dança, karaté, yoga, kung-fu, folcore, capoeira ou defesa pessoal.

Um dos grandes atrativos d’Os Dias no Parque é, sem dúvida, a música. Na primeira noite, quinta-feira, a animação esteve a cargo de Cláudia Martins & Minhotos Marotos. Apesar da chuva que caiu de vez em quando, a banda vimaranense não esmoreceu e surpreendeu quem ainda não conhecia a sua alegria em palco. Na segunda noite, sexta-feira, o protagonista foi Matias Damásio. A simpatia do cantor angolano, a sua interação com o público e as músicas que tão bem se conhecem encantaram os milhares que assistiram ao concerto. Richie Campbell e DJ Vibe foram os “donos” da noite de sábado, a terceira do evento. Um mar de gente assistiu ao concerto do autor do êxito “Slowly” e permaneceu, depois, junto ao palco principal, para a atuação de um dos mais conceituados DJ’s do mundo. O último grande concerto aconteceu no domingo com o Tributo Remember Queen. A banda italiana recriou a última digressão de Freddy Mercury, em 1986.

Mas, a música não se cingiu às grandes estrelas nacionais. Muitos artistas poveiros animaram as tardes, noites e madrugadas no Parque da Cidade: H2A, Francisco Nova, Noé Gavina, Joe & Crash One, DJ Bruno Guedes, MC Barbarela, Ultraviolet, ASES, Espaço DJ’s Ar de Rock Laundos, Marlene Maio, Domingos Moça, Manuel Moura, Rui Nova e Ana Oliveira, DJ João Duque, Miguel Laranjeira, Sílvia Raquel e True Band.

Sendo Os Dias no Parque um evento para toda a família, as atividades pensadas na alegria dos mais pequenos são sempre fundamentais. Insufláveis, jogos e inúmeras brincadeiras estavam à disposição para o deleite geral das crianças. Horas e horas de folia e em contacto com a natureza.

Sendo o Parque da Cidade o ícone da natureza na Póvoa de Varzim, nada mais adequado do que inaugurar a Ciclovia durante a realização deste evento. Afinal, pretende-se com esta Ciclovia que os carros sejam deixados mais vezes nas garagens e que as bicicletas comecem a ser o transporte de eleição.

Muito mais haveria para escrever sobre o evento mais querido por todos os poveiros mas nada se compararia à verdadeira emoção de o viver. A comunhão entre os voluntários, a colaboração entre as associações, o nervosismo antes de subir ao palco, a emoção dos pais a assistirem às atuações dos seus filhos, a alegria de tirar uma fotografia com o seu ídolo. Os Dias no Parque são mais do que um evento. São o ponto de encontro dos poveiros durante cinco dias.

Reveja alguns dos melhores momentos da edição de 2019 d’Os Dias no Parque e fique descansado: para o ano estaremos de volta.