A inauguração está marcada para as 16h00 deste sábado, dia 7, contando com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino. O município poveiro é um dos parceiros desta iniciativa comemorativa do agrupamento, que é um dos 16 a integrar o Núcleo Cego do Maio, agregador de agrupamentos escutistas de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende.

A mostra incluirá uma grande componente fotográfica do historial do agrupamento 38, desde 1924 até aos dias de hoje, estando as fotografias organizadas por painéis, cada um deles representando uma década de vivência no âmbito da paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

A retrospetiva poderá ainda ser apreciada através de outros elementos, como uniformes, literatura e documentação específica, bem como acessórios ligados à simbologia dos escuteiros. Desta forma, os visitantes da exposição ficarão a conhecer melhor as circunstâncias da fundação do agrupamento 38 e a evolução até aos 124 elementos efetivos que integra nos dias de hoje, sob orientação e Nelson Moreira.

O encerramento da exposição no Porto de Turismo coincidirá, no dia 21, com a realização do Fórum, às 21h00, no salão do Centro Social Monsenhor Pires Quesado, subordinado ao tema “Uma História, Um Caminho, Um Desafio”.