Guilherme Teles é um aluno do 4.º ano do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Alijó e autor do livro infantil “O que podemos retirar destas histórias”.

“Marés de Leitura” é uma atividade que pretende dar a conhecer novos talentos na escrita, proporcionando o contato direto de crianças e jovens com diferentes autores e ilustradores. Desta vez, os mais novos não vão ter pela frente um adulto, mas antes alguém que lhes é muito próximo em idade e conhecimentos, pois o convidado é uma criança muito talentosa.

Aos nove anos, Guilherme Pereira Teles escreveu e ilustrou um livro infantil “O que podemos retirar destas histórias”, editado pela Chiado Editora.

Neste livro, o autor conta três histórias, tendo animais como protagonistas e que refletem a sua paixão precoce pela escrita. Aos sete anos, começou a escrever e a desenhar os animais que deram vida e ilustraram o livro.

Sinopse do livro “O que podemos retirar destas histórias”

O título deste livro baseia-se na moral que dá fim a cada história que o constitui.

Uma das histórias que faz parte desta obra chama-se “O peixe que não tinha amigos”. Esse peixe nadou pelo mar fora à procura de algum animal que quisesse ser seu amigo. O peixinho encontrará alguns desafios que vai tentar ultrapassar.
Outra dessas histórias intitula-se “O cão ladrão”, que conta a história de um cão rico que tirou as fortunas a vários animais. Ao longo da história os animais roubados vão tentar recuperar as suas fortunas.

A última destas histórias, ” O macaco que queria namorada”, conta-nos a história de um macaco que sempre sonhou ter uma namorada e vai procurar concretizar o seu sonho.