Na sessão de abertura, que aconteceu esta manhã, Mário Almeida informou a plateia que nove homens de Vila do Conde naufragaram esta madrugada e que, por esse motivo, não iria assistir aos trabalhos. O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde lamentou o facto de ter que abandonar a sala, mas, antes disso, não deixou de enfatizar a importância deste encontro. O autarca considera fundamental encontrar novas soluções para os problemas da terceira e quarta idades e “estas jornadas servem para isso mesmo”. Mário Almeida mostrou-se “orgulhoso pela adesão a esta iniciativa”.

Para José Macedo Vieira estas Jornadas, “sendo uma organização conjunta dos Pelouros da Acção Social dos municípios da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, são, por isso e desde logo, também uma importante lição prévia: a da cooperação intermunicipal, que é uma exigência da administração pública nos nossos dias, quando os problemas com que somos confrontados exigem respostas que, pela sua escala, complexidade e custo, requerem partilha de recursos, o primeiro dos quais é o do conhecimento”. Quando ao tema das Jornadas, o autarca alerta: “se o problema, hoje, é sério, imagine-se como será num futuro próximo, sabendo-se que, conforme recente relatório da ONU, em 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo será, pela primeira vez na história, superior ao dos jovens com menos de 15 anos.    Este nosso século será, por isso, o dos direitos dos idosos. Que serão politicamente poderosos, quer como força social, quer como força cultural (pelos seus conhecimentos), quer como força económica (pelos seus consumos), quer como força política (pela importância decisiva dos seus votos), quer como força interventiva (pela sua disponibilidade), quer ainda como força ética (pelo seu empenho altruísta)”. No final, José Macedo Vieira lembrou um ditado inglês: “Nunca lamentes que estás a envelhecer porque a muitos não foi dado esse privilégio”.

Os trabalhos continuam até ao final do dia com três painéis de debate: Envelhecimento – Diferentes abordagens; Envelhecimento – Diferentes Problemáticas e Envelhecimento – Diferentes respostas.