Na sessão de encerramento do evento, ao final da tarde da passada sexta-feira, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, transmitiu que “passamos aqui dois dias a conviver, a trocar experiências e já estamos com saudades do futuro, de como será o próximo”, anunciando que o seu maior desejo é que daqui a dois anos o próximo congresso se realize na Arena da Póvoa de Varzim.

Uma vez mais o edil fez questão de transmitir aos empresários com o que podem contar para os próximos três anos: uma política fiscal amiga das empresas, não apenas pelo valor das taxas (a mais baixa que a legislação permite), mas sobretudo por um fator a que os investidores atribuem a maior importância: a previsibilidade e a estabilidade. Assim sendo, “o IMI continuará no mínimo que a lei permite – 0,3%, não iremos cobrar derrama, iremos continuar a devolver 1% do IRS e, este ano, iremos fazer um ajustamento nas taxas de resíduos e abastecimento de água que resultará numa diminuição de cerca de 600 mil € na fatura anual que o Município cobra no concelho”, anunciou o autarca.

A propósito do 2º Congresso, Aires Pereira esclareceu que “este modelo que temos feito vem responder à necessidade que vimos sentindo de cada vez que fazemos visitas às empresas. Isto não começou aqui. Ao longo de todo o ano, o Presidente da Câmara acompanhado pelos Vereadores e corpo técnico do Município faz visitas a todas as empresas do concelho, freguesia a freguesia, de modo a conhecermos melhor as empresas e podermos responder de forma mais ativa às necessidades das empresas e às políticas públicas que implementamos em função das preocupações que os empresários vão manifestando. Portanto, não vou fazer o encerramento deste Congresso”.

O Presidente afirmou que “o Município é o resultado do empenhamento das suas pessoas enquanto individuais e entidades jurídicas, empresas, associações. São essas pessoas que fazem com que o Município exista, seja competitivo e possa afirmar-se como o único concelho onde não há desemprego”.

A este propósito, Aires Pereira recorreu a dados apresentados por Judite Neves, Presidente do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde, que anunciou que ao longo deste ano registou a inscrição de 1500 pessoas nestas unidades de saúde, para concluir que “estamos a ficar atrativos”. Neste sentido, constatou que “as pessoas veem na Póvoa de Varzim condições e mérito para poderem residir e trabalhar. A relação de proximidade com a Área Metropolitana do Porto e a posição geoestratégica fantástica têm de ser fatores competitivos”.

Recorde o congresso no site www.congressoempresarialpovoadevarzim.pt, nas redes sociais em: https://www.facebook.com/congressoempresarialpvz/ e no Instragam.