Nesta última edição “PME Líder”, cujos resultados oficialmente comunicados ontem correspondem ao desempenho empresarial durante o ano de 2020, foram distinguidas 9955 empresas nacionais com elevados padrões competitivos, as quais contarão agora com um conjunto de benefícios.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim manifestou o seu orgulho por ver que “a grande maioria das PME Líder estão sediadas no distrito do Porto e, mais importante ainda, que 80 das mesmas estão radicadas no nosso concelho”. Para Aires Pereira, este cenário comprova que “o tecido empresarial poveiro continua vivo e se recusa a desistir perante as adversidades impostas pela pandemia, assumindo-se pronto para se reinventar nestes tempos tão difíceis”.

A Câmara Municipal continuará a ser um elemento facilitador do investimento de caráter empresarial no concelho e a tomar medidas no sentido de mitigar as consequências negativas decorrentes da COVID-19, como por exemplo:

– Política fiscal favorável praticada pela autarquia poveira, desde logo pelo IMI a 0,3 (ou seja, no valor mais baixo permitido por lei) e pela sua redução para famílias com 1 ou mais de 2 dependentes;

– Não cobrança da derrama;

– Devolução de 1% do IRS (em que o Município deixa de receber mais de meio milhão de euros);

– Não aumento das tarifas da água, saneamento de águas residuais e da taxa de recursos hídricos;

– Suspensão do pagamento do estacionamento à superfície, até 31 de maio de 2021;

– Isenção de pagamento pela criação e/ou aumento da área de esplanadas;

– Alargamento do horário de abertura do comércio local e do Mercado Municipal durante o confinamento;

– Entrega gratuita de embalagens de refeições take-away aos estabelecimentos de restauração;

– Não cobrança aos concessionários de espaços municipais das taxas e preços mensais devidos pela concessão de locais de venda (lojas ou bancas), até 31 de maio de 2021;

– Criação do Marketplace “É Bom Comprar Aqui!”, uma plataforma online à qual as empresas poveiras podem aderir gratuitamente e receber ações de formação sem qualquer custo, de forma a impulsionar a digitalização do tecido empresarial poveiro, em particular das pequenas e médias empresas, do comércio local e tradicional e do próprio Mercado Municipal;

– Desconto de 5% numa fatura da água com base no consumo doméstico de fevereiro (mês de lançamento da app “É Bom Comprar Aqui!”), o qual será automaticamente creditado após o momento da ativação da app por parte do munícipe ou da primeira utilização do cartão do Marketplace em loja física aderente;

– Criação do Centro Empresarial e Incubadora de Empresas, a ser inaugurado em breve no Centro de Coordenador de Transportes, e cujo espaço será cedido aos empresários do concelho e exclusivamente destinado ao apoio e desenvolvimento de empresas poveiras.

As 80 empresas poveiras “PME Líder” 2020 são as seguintes:

6 REST – Restauração, Lda.; A.C.O. – Materiais de Construção e Terraplanagens, Unipessoal Lda.; Agrozim-Comércio de produtos para a agricultura, Lda.; Alexandrina & Lino, Lda.; Ascensão e Ribeiro – Atividade Farmacêutica, Lda.; Assistécnica, Lda.; AUGUSTO DO SÉRGIO EMPREENDIMENTOS BALNEARES TURISTICOS, LDA; AXP – RESTAURACAO, LDA; Benta & Benta – Comercialização de Cartão, Papéis Velhos e Desperdícios Metálicos, Unipessoal Lda.; Berma Displays – Internacional, Lda.; Brincoloiça – Armazém de Brinquedos e Loiças, Lda.; Caminho de Coragem, Lda.; Castro & Linhares, Lda.; Celestino Cabreira & Filhos, Lda.; Clínica Médico-Dentária Orto M, Lda.; Clínica Veterinária Ani-Mar, Lda.; Construções Adelino Figueiredo, Lda.; Construções Corte Recto – Engenharia & Construção, Lda.; Cortextil Povoa – Confecção de Vestuário, Lda.; Craveiro  – Mobiliário, Lda.; D. Figueiredo & Irmãos, Lda.; Dentalmar Laboratório de Próteses Dentárias, Lda; Domuspovoa – Mediação Imobiliária, Lda.; Ecosteel, S.A.; ELPO HOTEIS – INVESTIMENTOS IMOBILIARIOS SA; EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS NORTE PORTUGAL LDA; Energie Est, Lda.; Estalagem de Santo André, Lda; Esteves e Antunes & Cª, Lda; F. M. I. R. – Fornecimento Materiais Isolamento, Lda.; Faria Alves, Lda.; FAROLCONDE – RESTAURANTE E CERVEJARIA LDA;GOMES & MARINHO LDA; Grupótico – Ópticas e Investimentos, S.A.; Gruzim – Comércio de Máquinas Industriais, Lda.; Indústria de Madeira Irmãos Craveiro, Lda.; J. C. L. & J. F. L. – Investimentos, Lda.; JOAO MACHADO & MACEDO LDA; Joaquim J. Nunes de Oliveira & Cª, S.A.; José Borda & Cª, Lda.; José Carlos Silva Sousa – Terraplanagens, S.A.; José, Adélio & Ofélia – Indústria de Confecções, Lda.; Legumenorte – Comércio Hortofrutícola, Lda.; Lima & Lima, Lda.; Louripóvoa – Produtos Hortícolas, Lda.; Machado Macedo Teixeira, Lda; MAISQMENOS LDA; Maquicampos – Comércio de Máquinas para Indústria Confecção, Lda.; Maria da Luz, Lda.; Metalúrgica de Rates, Sobral & Silva, Lda.; Metalurgica M. L. Silva – Fábrica de Máquinas Agrícolas, Lda.; Moldartpóvoa – Fábrica de Molduras e Quadros da Póvoa de Varzim, Lda.; Monte & Carreira – Comércio de Combustiveis e Lavagens de Veiculos, Lda.; Multivista – Comércio de Óptica, Lda.; MUNDO DOS FRANGOS LDA; Orcopom, S.A.; Ostras & Coisas – Restaurante, SA; Pedro Ferreira & Ferreira, Investimentos e Exploração Hoteleira, Lda; Petroja – Comércio de Combustíveis e Centro de Lavagens, Unipessoal, Lda.; Pinha Mansa Confecções de Vestuário, Lda; PINTO FERREIRA & AZEVEDO, LDA; Póvoa Hidráulica – Sociedade de Importação de Componentes para Carroçarias, Lda.; Póvoa Lab – Próteses Dentárias, Lda.; Salgado & Lopes, Lda.; Sanipower, S.A.; SEGUIR O PROGRESSO, LDA; Simplesmente Mar, Lda.; Soldibérica – Soldaduras de Metais, Lda.; Sysadvance, Sistemas de Engenharia S.A.; Terroso & Torrão, Lda.; Toptuxedo, Lda.; Transportes – Vigonorte, Lda.; TROCADO & FERREIRA, LDA; URBAN KEY – PORTAS E AUTOMATISMOS, LDA; Valentim José Luís & Filhos, S.A.; Viamapa – Serviços de Topografia, S.A.; Vidas Navegantes, Lda.; Vidraria da Póvoa, Lda.; Vieira & Filhos, Lda; VIEIRA CAMPOS & FERNANDES LDA.