Durante essa semana, o Município vai promover diversas iniciativas com vista a consciencializar a população, de todas as idades, para a importância dos efeitos que a escolha de um modo de transporte tem na qualidade do ambiente, incitando à deslocação em transportes públicos, de bicicleta ou a pé.

Para o público escolar, haverá ações de divulgação nas escolas (direcionadas ao 2º e 3º ciclos), e para a população sénior haverá caminhadas diárias.

No sábado, 21 de setembro, haverá uma Caminhada de Póvoa a Rates pelo caminho-de-ferro. Seguindo pela antiga linha de caminho-de-ferro, desde a estação do metro até S. Pedro de Rates, os caminhantes vão relembrar um velho trajeto e os novos usos que pode ter. Um desafio de pouco mais de 12 km de bela paisagem e de contacto com a natureza. Para mais informações, os interessados devem contactar o Serviço de Turismo ou o Museu Municipal.

A Semana Europeia da Mobilidade vai culminar com o Dia Europeu Sem Carros – domingo, 22 de setembro – e as seguintes atividades: uma Caminhada (6 km) em circuito urbano e um Passeio de Bicicleta (12 km) pelas ciclovias existentes. Quem quiser participar, deverá inscrever-se aqui.

As iniciativas terão início às 9h30, no Alto Martim Vaz,  junto ao bar Boogie, local onde irá decorrer, ao longo do dia, uma Feira da Mobilidade.

Neste dia, o trânsito estará interdito das 9h00 às 17h00 na Avenida dos Banhos, entre o cruzamento com a Avenida Mousinho de Albuquerque e a rotunda do Alto Martim Vaz, e não será permitido o estacionamento na mesma artéria das 6h00 às 17h00.

A sessão de lançamento da Semana Europeia da Mobilidade terá lugar a 13 de setembro, sexta-feira, às 17h00, na Câmara Municipal.