A sessão de apresentação contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Sara Lobão, e do Chefe da Divisão de Planeamento e Gestão da Mobilidade da Área Metropolitana do Porto, Jorge Barbeiro.

Como pano de fundo, foi exibido um modelo de autocarro que, além de apresentar em primeira mão a nova imagem da marca “Unir” que será igual em todos os municípios da Área Metropolitana do Porto, mostra também o esforço por parte dos operadores em pôr a circular viaturas modernas e com controlo de emissões de gases com efeito de estufa.

Aires Pereira explicou que vamos passar a ter uma rede completamente integrada, tanto com o concelho vizinho quanto com todas as nossas freguesias, permitindo a que os cidadãos viajem, com um só título “Andante”, de forma articulada em termos de ligações com outros autocarros e com o Metro (veja o mapa aqui).

“Ao todo serão 17 linhas e 339 paragens com uma frequência de horários regular, que será respeitada de forma rigorosa e transparente independentemente da época do ano, por forma a atender às necessidades de todas as pessoas – de ir das áreas mais rurais para o centro da cidade e de casa para a escola ou para o trabalho nas nossas Zonas Industriais”, referiu o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Em relação aos valores, o passe municipal terá um custo de 30€, com um desconto para famílias que, independentemente do número de agregado familiar, passam a pagar apenas 60€. Se o objetivo é viajar livremente por todos os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, pode fazê-lo com o passe metropolitano de 40€ ou com o passe metropolitano família de 80€.

Esta sessão informativa será repetida em todas as freguesias, até ao final do mês de outubro, por forma a disponibilizar o acesso à informação a toda a comunidade. As primeiras sessões descentralizadas serão às 21h00 dos dias 28 de setembro, na vila de São Pedro de Rates, e 3 de outubro, em Balasar.